É muito comum haver um grande fluxo de veículos na área central de uma cidade com comércio desenvolvido e, portanto, maior procura por vagas de estacionamento público. Assim, quanto maior o número de pessoas disputando um espaço para seu veículo no mesmo local, maior a necessidade de que o estacionamento seja rotativo, para garantir que todos tenham as mesmas condições de acesso às vagas. 
Se você ainda não sabe o que é um estacionamento rotativo, essa é uma modalidade pública de vagas para veículos, com o objetivo primordial de promover a rotatividade entre os carros e aumentar a oferta de vagas controladas por horas ou minutos. Para que você entenda melhor as vantagens desse sistema, fizemos uma lista com seus principais benefícios: 

tempo.png

Vagas rotativas e compartilhadas

Há muitos municípios que ainda não implantaram o sistema de estacionamentos públicos rotativos e, por isso, ainda têm problemas nos estacionamentos, com pessoas que estacionam seu carro de manhã e só retiram no final da tarde. Isso acaba prejudicando a rotatividade e o trânsito, afinal, as vagas se tornam um privilégio para poucas pessoas, em detrimento de outros cidadãos que têm de enfrentar dificuldades de acesso ao comércio da cidade.
Já com o estacionamento rotativo, o motorista deve liberar a vaga ao término do tempo limite e isso gera maior rotatividade de carros, possibilitando que várias pessoas usem a mesma vaga ao longo do dia. 

Praticidade e mais tempo para as pessoas

Com rotatividade nas vagas, ninguém precisa dar voltas e perder tempo procurando um estacionamento. Quando você encontra vagas perto do comércio, evita andar uma longa distância para chegar ao seu destino e ainda sai de casa tranquilo, sabendo que vai encontrar um local para estacionar.

Comércio com maior movimento

A falta de vagas de estacionamento muitas vezes faz com que clientes desistam de comprar no comércio local. Isso impede o crescimento e a lucratividade dos estabelecimentos, principalmente em datas comemorativas e dias com maior fluxo de pessoas. 
Com mais vagas disponíveis e em maior frequência, há maior fluxo de clientes e o comércio aumenta seus lucros. Isso também representa maior arrecadação de impostos por parte da prefeitura municipal, o que pode se transformar em investimentos e melhorias na cidade.

Redução da falta de vagas

Em certos locais, pessoas relatam que as poucas vagas são extremamente disputadas e é muito difícil estacionar, pois vários motoristas deixam seus veículos o dia inteiro ocupando a mesma vaga.   Essa prática não é permitida no sistema de estacionamento público rotativo, afinal, todos devem respeitar o tempo limite de permanência em cada vaga. Assim, é possível promover a isonomia no acesso aos estacionamentos e evita que as vagas sejam um benefício exclusivo de quem chegar mais cedo. 

Organização

Não é raro ver desordem e diversas irregularidades nos estacionamentos comuns, principalmente quando não há fiscalização adequada das vagas. O sistema de estacionamento rotativo conta com agentes de trânsito capacitados, estrategicamente posicionados para o auxílio aos motoristas, monitoramento das vagas e inibição de irregularidades.

Tarifas justas e acessíveis

Em determinados locais, motoristas sofrem com a falta de vagas e não têm outra opção além dos estacionamentos privados, que nem sempre cobram um valor acessível em sua tarifa. Os estacionamentos públicos rotativos possuem uma tarifa justa, estipulada em acordo com a prefeitura local e os órgãos de trânsito competentes. Isso faz com que as vagas sejam acessíveis e toda a população possa se beneficiar com o serviço. 

Arrecadação que beneficia a população

O valor arrecadado com a cobrança pelos estacionamentos rotativos gera recursos para os cofres públicos municipais, o que permite que esse dinheiro retorne como investimento em melhorias no trânsito da cidade. Ou seja, ao mesmo tempo em que o usuário se beneficia diretamente com o serviço, toda a população também é positivamente impactada com melhorias no trânsito.

Tecnologia Avançada

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, hoje é possível encontrar sistemas inteligentes de estacionamento rotativo, que usam a internet como facilitadora de novos métodos de pagamento. Assim, também é feita uma fiscalização mais eficiente que inibe a inadimplência, garantindo que todos os usuários paguem o mesmo valor e tenham os mesmos direitos.                                                                                                  

Através dos investimentos em novas tecnologias, os municípios estão transformando os problemas em soluções que melhoram a qualidade de vida de toda a população. Esse é o caminho para uma cidade verdadeiramente inteligente.

tags.png